Ivete Sangalo trilha passos para carreira internacional

sábado, 14 de dezembro de 2013

Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Itália, Suíça, França, Inglaterra...  É extensa a lista de palcos internacionais nos quais Ivete Sangalo já se apresentou.  Com shows, gravações de DVD e participações especiais, a baiana já passou por muitos países e hoje, mesmo que afirme ser a carreira no Brasil sua prioridade, ela é uma artista conhecida e querida no exterior.  

Só para se ter uma ideia, Ivete é a única cantora que se apresentou em todas as edições do ‘Rock in Rio Lisboa’,  desde a primeira edição em 2004. Em Portugal, Ivete é recordista em vendas de DVDs. E não é só isso.  Ela lotou o Madison Square Garden, em Nova York, em 2010,  para a gravação do seu DVD.  Entre o público de 20 mil pessoas estavam muitos brasileiros, que moram nos Estados Unidos, mas também estavam muitos americanos, que babaram com a energia da cantora.  Vale lembrar que no mesmo local já se apresentaram grandes nomes da música, como Michael Jackson, Madonna, Beyoncé, Cyndi Lauper, Mariah Carey, Britney Spears, U2 e Roberto Carlos.  Entre os convidados deste show estavam Juanes, Nelly Furtado, Diego Torres e os brasileiros Seu Jorge, Margareth Menezes e Preta Gil.
Recentemente, ela voltou ao país para apresentações em cinco cidades. Chamou tanto a atenção do público e da imprensa internacional, que o NY Times a comparou à Janes Joplin e Tina Turner.  Em alguns lugares por onde passou, os ingressos esgotaram, como em Newark, que fica a 20 km de Nova York.  Na saída do show, a baiana atendeu a um grupo de fãs, que assim como acontece no Brasil, a esperava para fotos.
Sobre a atuação de Ivete no palco, o jornal americano publicou:  “Se Ivete Sangalo fosse uma cantora americana, ao invés de ser a vocalista mais popular, ela sem dúvida seria descrita como uma belter (cantora de voz marcante, como as de blues). No palco, ela é ousada, atrevida e barulhenta, parte de uma linhagem que inclui Tina Turner, Janis Joplin e Bette Midler”.
As participações no ‘Rock in Rio Lisboa’ renderam à Ivete fama e carinho dos portugueses. Por causa disso, voltou diversas vezes ao país para shows e por lá já vendeu muito DVD e CD. Na edição do evento de 2010, ela foi uma das atrações mais esperadas e aplaudidas da noite de abertura, em 21 de maio. Nada menos do que 80 mil pessoas aguardavam sua entrada no palco.  
Ivete cantou ainda na segunda edição do ‘Brazilian Day Canada’,  que aconteceu em Toronto, em setembro de 2010. Também fez participações especiais no show do grupo Dave Matthews Band, em Dallas, no Texas, cantando ‘You and Me’, em versão português e inglês.  Com o cantor italiano Gigi D’Alessio, ela cantou em Roma uma versão em italiano de ‘Se eu não te amasse tanto assim’ e ‘Easy’, de Lionel Richie.
 E não podemos esquecer de relembrar a passagem da baiana pela Alemanha, em 2006, ano de Copa do Mundo, quando encantou povos do mundo inteiro com suas apresentações antes dos jogos, a exemplo do que aconteceu em Waldbühne, um palco montado dentro de uma floresta bem perto do estádio olímpico, onde a cantora colocou  para dançar uma multidão de torcedores brasileiros e gringos. Após a Copa, Ivete fez turnê de 45 dias por toda a Europa, tendo se apresentado na Bélgica, Espanha, Inglaterra, Holanda, Suíça e Portugal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário