Confira a trajetória de Ivete Sangalo – momentos importantes de seus 20 anos de carreira

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014


Há 20 anos a cantora Ivete Sangalo dava os seus primeiros passos para se tornar uma das maiores cantoras do Brasil. Atualmente, ela faz cerca de oito shows por mês, de acordo com seu site oficial, e tem mais 200 fã-clubes oficiais espalhados pelo território nacional. Nas redes sociais, a artista reúne mais de 7 milhões de seguidores no Twitter e 3 milhões de admiradores no Facebook.
“Ainda lembro da primeira vez que entrei no estúdio e a emoção que senti quando ouvi minha primeira musica tocar no rádio. Estava em casa com minha mãe e pulávamos feito loucas”, costuma contar ao relembrar o início da carreira.
Confira alguns fatos marcantes destes últimos 20 anos de Ivete Sangalo na música:
Banda Eva
A cantora estreou na carreira profissional ao entrar para a Banda Eva em 1993. Em pouco tempo, o grupo se tornou um dos mais conhecidos do Brasil, vendendo mais de 2 milhões de cópias de seu álbum Banda Eva Ao Vivo, de 1997. Com Eva, Ivete lançou diversos hits que são sucesso até hoje, como Flores, Beleza RaraLevada Louca e Arerê. O fim de sua jornada com a banda aconteceu no carnaval de 1999, quando subiu pela última vez em um trio elétrico como a vocalista deste grupo, sendo substituída por Emanuelle Araújo.
Carreira solo
No ano de 1999, a cantora começou a preparar o seu álbum de lançamento em carreira solo, que recebeu seu próprio nome. A partir daí o seu lugar no coração do público estava garantido. Simpática e extrovertida, Ivete conquistou as paradas com diversos singles que marcaram sua trajetória, como Se Eu Não Te Amasse Tanto AssimPererêAbalou, Poeira, Quando a Chuva Passar, Cadê DalilaNa Base do BeijoAcelera Aê, entre muitos outros.
Copa do Mundo
Intensa, Ivete Sangalo viu uma de suas músicas virar o hino da seleção brasileira de futebol no ano de 2002. Isso porque a canção Festa foi adotada pelos fãs e pelos jogadores para representar a torcida em busca do pentacampeonato em um mundial da FIFA – que foi conquistado naquele ano.
Trabalhos como apresentadora e atriz
A estrela brilhou como apresentadora ao aceitar substituir Xuxa durante o seu período de licença-maternidade em 1998 – quando Sasha nasceu – no comando do programa Planeta Xuxa. Após isso, recebeu o convite para comandar o Estação Globo, que falava sobre música.
Já como atriz, o início foi com participações especiais em filmes, como Simão – O Fantasma TrapalhãoXuxa Gêmeas e As Aventuras de Crô. Ainda no cinema, ela fez dois trabalhos como dubladora em Ivete Stellar e a Pedra da Luz e Aviões. Na TV, também participou de diversas produções, como Brava GenteSítio do Picapau Amarelo, AméricaParaíso Tropicale Cheias de Charme. Mas os seus trabalhos oficiais como atriz, com personagens feitos especialmente para ela, aconteceram em um dos episódios do seriado As Brasileiras, chamado A Desastrada de Salvador, e em sua primeira novela, Gabriela, em que deu vida para Maria Machadão.
Grammy
Ivete já conquistou muitos prêmios em sua carreira. E o auge veio com dois Grammys em sua coleção. Após 14 indicações, ela levou para casa dos gramofones dos anos de 2005 e 2012. Nestas celebrações, foi homenageada como Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional e como Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com Ivete, Gil e Caetano.
DVDs marcantes
Ao longo de sua história, a artista já teve mais de 6 milhões de CDs e DVDs vendidos pelo mundo. Mas dois discos ficaram marcados em sua carreira. Em 2007, ela lançou Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Maracanã e arrastou uma multidão para o estádio de futebol carioca. E este se tornou o disco mais vendido pela Universal Music em todos os tempos. Já em 2010, Ivete conquistou o mundo ao gravar o Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square, EUA, vendendo mais de 500 mil cópias nos primeiros três meses após o lançamento.
Jornal The New York Times
Após a gravação de seu DVD no Madison Square Garden, em Nova York, Ivete Sangalo virou atração para os olhos dos jornais internacionais. O seu show repercutiu e recebeu críticas positivas na imprensa norte-americana. Uma dessas críticas esteve no jornal The New York Times. O texto elogia o fôlego da cantora, o seu samba no pé, os sapatos de salto alto. A publicação declarou que a ‘febre brasileira’ tomou conta do Madison. Ela chegou a ser comparada a grandes nomes da música, como Janis Joplin e Tina Turner. “Se Ivete Sangalo fosse uma cantora americana, em vez de uma cantora popular no Brasil, ela seria, sem dúvida, descrita como belter – que utiliza toda a sua técnica vocal. No palco ela é ousada, atrevida e barulhenta, faz parte de uma linhagem que inclui Tina Turner, Janis Joplin e Bette Midler. E, e em suas gravações, ela geralmente prefere canções que permitem com que possa cantar em voz alta e de forma dramática”.

Em 2012, Ivete lançou a sua turnê internacional passando por países como Portugal, Itália, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Rock in Rio
A história de Ivete com o Rock in Rio começou em 2001, em Lisboa. Desde então, ela se tornou a única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do festival. Além de estar presente nos eventos que aconteceram no Brasil e também em Madri. Em 2010, seu público ultrapassou as 84 mil pessoas.
A mamãe Ivete
A cantora realizou o sonho de se tornar mamãe em 2009 com o nascimento de Marcelo, seu primeiro filho. A criança é fruto do casamento com Daniel Cady. Os dois se conheceram em 2008 e assumiram o romance em 2009. A oficialização da união aconteceu em 2011.
Parcerias com Beyoncé e Shakira
Ivete Sangalo já teve a chance de dividir o mesmo palco com grandes nomes da música internacional. Ela foi a responsável por abrir os shows de Beyoncé durante turnê da diva pelo país em 2009. Elas se encontraram nos bastidores. “Fofíssima, me mandou essa foto linda. Eu já toda suada depois do show”, declarou Ivete ao mostrar uma foto com a artista. Já com Shakira, Ivete teve a chance de cantar na edição de 2011 do Rock in Rio. As duas dividiram o palco na música País Tropical, de Jorge Ben Jor. Em 2012, elas gravaram juntas a canção Dançando para o CD Real Fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário