Saiba tudo sobre a preparação de Ivete Sangalo para o carnaval

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ivete Sangalo (Foto: Fred Pontes / Foto Rio News)    
Ela canta, pula e anima milhares de pessoas há 20 carnavais. Ivete Sangalo é um dos principais nomes do carnaval de Salvador e arrasta cerca de quatro mil foliões a cada trio elétrico (isso sem contar o público nas ruas, a chamada "pipoca"). Neste ano serão quatro apresentações, que duram cerca de cinco horas cada. Uma verdadeira maratona! Mas de onde vem tanta energia e qual o segredo do corpão de Ivete Sangalo? A cantora entrega: "A preparação para o carnaval é no ano todo. Faço atividade física, pelo menos, quatro vezes por semana".
Nos dias de trio não tem segredo: "É beber muita água, um sapato confortável e, claro, muita alegria e amor no coração para curtir essa festa", diz a cantora.
Mas no período pré-carnaval, a rotina de Ivete muda. A frequência de shows é alta e exige um maior condicionamento físico e cuidados com a voz. "Há um cuidado redobrado com a hidratação ao longo do dia, sobretudo após os shows e treinos a fim de otimizar a recuperação muscular e manter as cordas vocais preservadas", comenta Ivete.
Para aguentar tantas horas de folia, ela conta com a ajuda de dois profissionais: o personal trainer Joca Gonzalez e o nutricionista Daniel Cady, que por ser marido da cantora, consegue acompanhar sua rotina alimentar bem de perto.(Veja no fim da matéria o cardápio e treino da Ivete)
Quando acaba o trio ela fica doida para comer bode, sarapatel, churrasco..."
Daniel Cady, nutricionista e marido de Ivete
Dieta

Durante o ano inteiro, Ivete procura seguir uma dieta balanceada, mas sem restrições. "É uma alimentação bem variada e bem natureba, com muitas raízes e frutas. Ela come muita banana da terra, aipim, inhame, batata doce, mandioquinha e muita fruta da estação. Até jaca! A gente não restringe nenhuma fruta", diz Cady.
O cardápio de Ivete só muda nos dias que antecedem os shows. "Na quarta-feira antes do carnaval, compro uns 30 cocos! A gente se preocupa muito com hidratação e refluxo", conta o nutricionista, que corta das refeições café, leite e derivados, que podem comprometer a voz. O nutricionista também diminui as porções de cada refeição. "Ela come menos, mas com maisfrequência, cerca de seis refeições por dia. Só no dia do show aumentamos as raízes e carboidratos, para dar mais energia", conta Cady. 
Ivete Sangalo se apresenta no Festival de Verão de Salvador, na Bahia (Foto: Fred Pontes/ Foto Rio News)
O nutricionista jura que comer pouco não é um grande esforço para a cantora. "Ela nem aceita muita comida, pela tensão e ansiedade. É como um dia de competição para ela". Mas quando acaba o trio, a fome de Ivete volta com tudo. "A adrenalina fica altíssima, então independentemente da hora que acaba, ela come bem. No final, ela fica doida para comer bode, sarapatel, churrasco, comidas pesadas... E ela chega a perder um ou dois quilos só com os shows do carnaval. Então ela merece, né?", diz o maridão.
Malhação
Ivete gosta de caprichar nos exercícios para perna e abdômen. "É o ponto forte dela", conta o personal trainer Joca Gonzalez, que prepara vários treinos diferentes para a cantora não enjoar. "É uma modalidade a cada dia. Todos eles se baseiam no princípio de alta intensidade e curta duração. O objetivo é um trabalho integrado, com grande demanda de energia e frequência cardíaca alta", conta Joca.

Ivete alterna três treinos: o baseado nos princípios do Levantamento de Peso Olímpico (LPO), corrida e remada em canoa havaiana. "A gente trabalha muito com treinos de explosão, que são exercícios de curta duração e alta intensidade", explica o profissional.
Assim como a alimentação da cantora, a malhação também é modificada no período do carnaval. "A gente faz um trabalho de desaceleração, com exercícios aeróbicos e volume bem reduzido. Já é um período muito intenso, ela precisa recuperar as energias e ter disposição para aguentar a maratona intensa do carnaval", explica Joca, que considera a cantora uma atleta. "As horas de show são como treinamento, ela libera muita energia e tem um gasto calórico muito alto".

Confira abaixo o treino e cardápio detalhados de Ivete Sangalo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário