Ivete Sangalo: Basta uma tarde com ela para entender os 20 anos de sucesso

quarta-feira, 30 de abril de 2014

1


É sempre grande a expectativa quando seus lançamentos se aproximam e na última sexta-feira fomos convidados para cobrir a coletiva do lançamento do DVD que celebra os 20 anos de carreira de uma das maiores artistas do Brasil e, como coletiva dela é sempre uma festa, a expectativa ficou ainda maior. Foram 4 dias de ansiedade.
Nesses últimos 20 anos, ela ganhou o Brasil e descobriu o mundo. Entre seus registros em DVD, tem um Maracanã lotado, que foi o DVD mais vendido da Universal Music no mundo em 2007, e o Madison Square Garden a seus pés, mas foi em casa, em clima “intimista”, com “olho no olho”, na recém renovada Arena Fonte Nova, que a baiana quis comemorar, e registrar, as últimas duas décadas de sucessos.
Ela não cuidou apenas da direção do show, mas também criou cenários, figurinos, projeto de iluminação, e roteirizou o show, dividindo-o em blocos. Agora, a uma semana do lançamento do registro do seu maior espetáculo, ela recebeu a imprensa na tarde da última terça-feira, no Hotel Sheraton em São Paulo.

2

Apesar dos mais de 10 anos de mercado , de ter conhecido e convivido com gente de tudo quanto é tipo e de ter conhecido a maior parte dos meus ídolos pessoalmente, ela sempre me deixa ansiosa. Mas enquanto esperava começar, encontrei antigos colegas, revi amigos queridos e coloquei muito papo em dia, mas o tema principal era sempre ela. Todos os envolvidos no trabalho com Ivete só têm elogios para a cantora. “Ela é foda!”, foi a frase que mais ouvi entreouvidos na coletiva. E de fato, é.
O evento começou com a exibição de 50min dos mais de 150min do DVD do show gravado em dezembro do ano passado. A sala, lindamente decorada pra ocasião, estava lotada e todo mundo de olho grudado nas telas. Logo na primeira música, ficou fácil perceber que este é o seu mais lindo registro ao vivo.
Em sua melhor forma, Ivete desfilou figurinos muito bem escolhidos em um espetáculo muito bem conduzido. Ela entra no palco e dá início à festa “na pressão” com seus hits mais pop e recebe Bell Marques (ex-vocalista do Chiclete com Banana) e The Stomp (grupo britânico de dança percussiva, cujos músicos-bailarinos tiram sons do próprio corpo e de objetos como baldes e vassouras).  

ivetecl

Com “Flor do Reggae” a pressão dá lugar a levada “reggeira” que segue com sucessos “Master Blaster (Jammin’)”, de Stevie Wonder, e “Could You Be Loved”, de Bob Marley, que Veveta canta com Alexandre Carlo, vocalista do Natiruts, numa performance de arrepiar. O show segue na pegada do axé com os sucessos da Banda Eva e um samba inspirado em “Camisa Amarela” de Ari Barroso, com a participação de Alexandre Pires.
As baladas, que embalaram muitos romances nas telinhas (e certamente fora delas), não ficaram de fora. E foi a parte mais romântica do show que ela escolheu para receber seu irmão (como ela mesmo define) Saulo Fernandes, com quem canta “Cruisin’”, sucesso de Smokey Robinson numa apresentação linda.
Em clima de carnaval e recebe o Olodum, uma de suas primeiras e mais importantes referencias rítmicas, e encerra a festa ainda cheia de energia, como sempre.

ivetecl3

Aliás, energia é o que não falta pra artista. Ela recebeu com muito carinho e seu típico humor os jornalistas e respondeu cuidadosa e detalhadamente a cada pergunta durante mais de uma hora e brincou com todo mundo, o tempo todo.
Sempre que vejo ela trabalhando, fico impressionada com seu carisma. Ela ganha todo mundo no primeiro sorriso e segue extremamente agradável e divertida, o tempo todo, com todos. Resultado: Fica todo mundo babando por ela.
Sempre muito espontânea, sem perder a elegância em momento algum, ela gosta muito do que faz. Fala com muito tesão do trabalho, da família, da vida e não para: Depois da coletiva, ela ainda gravou uma série de entrevistas exclusivas para alguns programas de TV, passou mais de 1h conversando com uma grande revista e ainda gravou vídeos para parceiros comerciais. O lançamento do CD e DVD duplo IS 20 Anos é na próxima semana e ela não perde tempo deixando tudo pronto pra ocasião.

ivetecl2

De programas e apresentadores de sucesso no horário nobre, a programas pequenos de baixa audiência, ela recebe e conversa com todos com toda a simpatia e espontaneidade e não perde uma oportunidade de brincar com todos que acompanham as gravações na sala. Durante uma entrevista cantada (não me perguntem qual é o programa e muito menos o apresentador, não faço ideia!), ela levou as mais de 20 pessoas que circulavam trabalhando no ambiente às gargalhadas e fez todo mundo cantar junto com ela. Ela tem muito jogo de cintura e consegue reverter qualquer situação, por pior que seja, a seu favor (como, por exemplo, no caso do reality global Superstar).
Acompanhei toda a agenda dela enquanto aguardava nossa vez de gravar uma ID com ela (e claro, uma selfie pessoal com a diva. Sou fã, me julguem) e, apesar de já ter trabalhado na Universal Music e acompanhado indiretamente o trabalho com ela, confesso que fiquei chocada com a competência artística de Ivete Maria Dias de Sangalo Cady. Incansável e com maquiagem intacta (sem retoques durante toda a tarde), ela seguiu sorrindo, brincando e, principalmente, se divertindo muito com tudo que fazia.
Chegou a nossa hora e foi tudo muito rápido, entre uma entrevista e outra, ela deixou um recadinho mega carinhoso pro POPline e quando pedi uma foto, ela mandou: “prepare a selfie que eu bato”. Saí do Sheraton por volta das 21h cansada, mas realizada. Missão dada, missão cumprida. Ela seguiu trabalhando cheia de energia. Soube mais tarde que depois do final da agenda de trabalho, ela ainda brindou com a equipe (e fez “selfies” com todos). Longe de ser boba, ela quer todo mundo ao lado dela pro lançamento que tem tudo pra ser o maior de sua carreira. Definitivamente, ela é foda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário