A origem de Ivete Sangalo e a relação com a música na infância

terça-feira, 27 de maio de 2014



Ivete Maria Dias de Sangalo nasceu em Juazeiro, interior da Bahia, onde passou boa parte da infância. Filha de Maria Ivete Dias de Sangalo e do joalheiro Alsus Almeida de Sangalo, Veveta é a caçula de outros cinco irmãos: Mônica Sangalo, Cinthia Sangalo, Marcos Sangalo (já falecido), Jesus Sangalo e Ricardo Sangalo. O gosto pela música veio ainda quando pequena. Ela adorava cantar ao lado dos irmãos, principalmente durante os intervalos do colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Petrolina, Pernambuco, e também em saraus familiares. 




Já na adolescência, Ivete sofreu com a perda do pai e do irmão, Marcos. Com isso, a família teve que buscar uma forma se sustentar. A baiana chegou a trabalhar como modelo e vendedora de roupas, além de ajudar a mãe a vender as marmitas em Salvador. Nessa época, Ivete também já havia cursado um ano de Administração e Secretariado Executivo antes da carreira profissional.


Em 1991, trabalhou como backing vocal do cantor baiano Lui Muritiba, em suas viagens pelo interior. Aos dezoito anos, iniciou sua carreira musical tocando em barzinhos. Na época, o cachê era pago com um jantar.

Um ano depois, em Juazeiro, Ivete Sangalo recebeu um convite para abrir o show de Geraldo Azevedo no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto. De volta à capital baiana, foi convidada a participar de um evento na cidade de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva, que estava em processo de formação da banda.

Do encontro, surgiu o convite para a baiana comandar a Banda Eva, aos 21 anos. Entre 1993 e 1999, o grupo lançou mais de seis álbuns e vendeu mais de quatro milhões de cópias. Apesar do sucesso, a cantora decidiu seguir carreira solo. Entre os sucessos do primeiro álbum, as músicas ‘Canibal’ (Ivete Sangalo) e ‘Se eu não te amasse tanto assim’ ( Paulo Sergio Valle / Hebert Viana), entre outros sucessos, fez a baiana percorrer o Brasil com seus shows e fazer sua história de sucesso nas trilhas sonoras da música nacional.

Em 2000, Ivete emplacou o seu segundo disco solo, ‘Beat Beleza’, cantando com seu ídolo Gilberto Gil. Em 2001, o terceiro CD ‘Festa’, lançado no final do ano, no Parque de Exposições em Salvador, rendeu um clipe com a participação de diversas celebridades, a exemplo de Vera Fisher, Preta Gil, Marcio Garcia e Carolina Dieckmann. O sucesso da música foi tão grande, que se tornou o hino oficial da seleção brasileira Pentacampeã de Futebol.




Depois de dois anos de ‘Festa’, em agosto de 2003, a musa do axé lança seu quarto CD solo, ‘Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso’. O destaque deste disco, ‘Sorte Grande’, ficou mais conhecida como ‘Poeira’, virou o hino da torcida do Flamengo e das Olimpíadas de Atenas no ano seguinte. Já em 2004, a cantora também lançou o CD/DVD MTV ‘Ao Vivo Ivete Sangalo’, comemorativo aos seus 10 anos de carreira, em um show histórico no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA).



Em dezembro de 2006, a baiana reuniu mais de 80 mil pessoas num show no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro para gravar o CD/DVD Multishow ao vivo – ‘Ivete Sangalo no Maracanã’. E em 2009, ela resolveu convidar os amigos para cantar e fazer um som em sua casa, no seu novo CD/DVD ‘Multishow Registro Pode Entrar – Ivete Sangalo’, reunindo canções inéditas e convidados especiais, como Maria Bethania, Lulu Santos, Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Aviões do Forro e sua irmã Mônica San Galo. 




Em agosto de 2010, a cantora embarcou para os Estados Unidos, onde realizou três shows, sendo um deles em Nova Iorque, no Madison Square Garden, quando gravou o seu quarto DVD, o Multishow Ao Vivo –’ Ivete Sangalo no Madison Square Garden’. Ivete também passou por Miami e Worcester, além de cantar no Brazilian Day de Toronto, no Canadá.



Em 2013, ano em que comemorou 20 anos de carreira, Ivete Sangalo preparo um mega evento: a gravação do DVD na Arena Fonte Nova. O evento aconteceu no dia 14 de dezembro com a participação dos cantores Saulo Fernandes, Alexandre Pires, Bell Marques, Alexandre Carlo e Olodum.

 Boa Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário